Veja quais são as possíveis causas da direção hidráulica pesada e faça a manutenção correta dos veículos!
O sistema de direção hidráulica está sendo cada vez mais utilizado nos automóveis. Ele ganhou o gosto popular, por conta do conforto e praticidade, por isso, acabou virando item de série em diversos modelos. Além disso, quando há alguma falha nesse sistema, é fácil identificar que as coisas não vão bem.
Esse sistema é responsável por auxiliar o motorista na condução do veículo, melhorando a dirigibilidade e reduzindo o esforço do motorista. Portanto, para um perfeito funcionamento, é necessário que os componentes estejam em boas condições.
Fluído de direção hidráulica
Um item extremamente importante é o fluído de direção hidráulica. Ele tem em sua característica principal, a coloração avermelhada. A má conservação desse item, pode prejudicar os demais componentes do sistema.
E é justamente quando o sistema não é conservado corretamente, que a direção do veículo pode ficar mais “pesada”.
Um erro comum é o excesso de fluído dentro do reservatório, podendo causar o entupimento do filtro. Isso deixa resíduos danificarem a bomba, causando sérios danos ao componente.
Óleo
Outra causa muito comum é a falta de óleo. É preciso ficar atento no nível do lubrificante para que não haja esvaziamento. Observe que nos carros que possuem direção hidráulica, existe um reservatório que fica localizado perto do motor.
O funcionamento da direção hidráulica nos carros acontece devido ao óleo que é aplicado ao sistema. Quando o nível dele está abaixo do indicado, acarreta o endurecimento da direção hidráulica. Além disso, é possível ouvir sons de rangido. Aqui, é necessário verificar se não há vazamentos no sistema ou pedaços em que o óleo esteja escapando.
O óleo acima da medida indicada também deixa a direção pesada, porém, somente de um lado. O peso lateral se dá pelo fato de que sobre pouco espaço para que o óleo possa trabalhar no sistema.
Fonte: https://www.dpk.com.br